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Saiba como construir a sua estratégia de negócios data driven

Nunca antes os dados estiveram tão em alta no mundo corporativo — eles estão em todo lugar nos sistemas internos das empresas (como ERP e CRM) e a disponibilidade é tão grande que é um desperdício não utilizá-los. A estratégia de negócios data driven, ou seja, a análise orientada por dados, é uma aliada nessa tarefa.

Com ela, os dados brutos (que sozinhos não dizem nada) são analisados e transformados em informações relevantes para a empresa. E essas informações vão trazer respostas que podem fundamentar as decisões sobre os rumos do negócio.

Digamos, por exemplo, que você queira lançar um novo produto ou serviço. Ao analisar os dados do mercado, descobre que o perfil do público-alvo está incorreto. Hora de adaptar os planos, não é mesmo? Isso sempre foi assim, mas agora os recursos disponíveis permitem tomar decisões com precisão.

Estratégia de negócios: decisão com embasamento

É aí que entra a estratégia de negócios data driven. Ele favorece uma tomada de decisões mais acertada, mostrando, por exemplo, preferências do cliente, tendências de mercado e perfil de compra. Sua aplicação é bastante comum no marketing e na gestão de riscos.

Um dos exemplos mais famosos de uso de data driven no Brasil é o do primeiro clube do vinho do país, a startup Wine. A empresa envia conteúdo personalizado e adequado ao perfil do usuário. Com informações de compra e feedback de consumo dos clientes, a empresa aprimora a experiência e o engajamento do consumidor.

No atual ambiente corporativo de alta competitividade, a estratégia de negócios data driven fornece insights importantes. Com o tratamento e o aproveitamento corretos, os dados têm muito a oferecer. Permitem, por exemplo, que a empresa antecipe tendências ou detecte oportunidades de melhorar a experiência de seus clientes, como a Wine, que mencionamos acima, faz.

Data driven: inteligência corporativa e análise preditiva

A estratégia de negócios data driven é, hoje, parte da inteligência corporativa e ajuda na análise preditiva, fazendo as empresas errarem menos em suas estratégias. Com ela, os profissionais podem inferir tendências ao cruzar dados de diversas fontes, aproveitando, inclusive, o Big Data (dados de todo tipo armazenados online).

Com tantas fontes de dados à disposição, as análises sobre o desempenho do negócio, a relação com o cliente ou o comportamento do consumidor ficaram mais precisas e sofisticadas. O desafio, então, passa a ser associar as tendências detectadas aos objetivos do público-alvo.

Na Amazon, usam-se dados pessoais, de compra e de busca (entre outros) dos clientes, para recomendar produtos. Além disso, uma eventual compra de um item sugerido refina ainda mais esse processo.

E por falar em recomendação de produtos, muitos de nós usamos o Facebook e não paramos para pensar que ele conhece mais sobre nós do que nós mesmos. Isso é tão assertivo que ele recomenda apenas produtos e serviços, mas até possíveis amigos.

Vantagem: medição do ROI

Uma das vantagens do uso da estratégia de negócios data driven é a possibilidade de medição dos resultados das ações. Assim, é possível, por exemplo, calcular o retorno sobre o investimento (ROI), com destaque para o que funcionou e o que não deu resultado — e isso com base em dados e análise confiáveis.

Essas informações são fundamentais para desenvolver um planejamento estratégico, em que vários cenários são observados. Com a análise certa, as informações disponíveis em diversos canais permitirão ter uma visão 360 graus do que os clientes desejam e ajudarão a traçar estratégias preditivas.

O desempenho comercial de qualquer negócio atualmente pode ser beneficiado pela estratégia de negócios data driven. As análises são feitas a partir de diagnóstico e mapeamento de dados tanto de clientes, quanto de concorrentes e parceiros. É uma ótima oportunidade de dominar as informações que interessam à empresa.

Agora que você já aprendeu a construir a sua estratégia de negócios data driven, leia o nosso post  e saiba como fortalecer o relacionamento com o cliente usando data driven!

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