Carreira em TI: 3 dicas para ingressar no mercado de tecnologia em 2023

Setor está aquecido e cargos como o de desenvolvedor é uma das profissões em alta, segundo consultoria

O mercado de tecnologia chega aquecido para 2023, e, desenvolvedores front-end, por exemplo, serão os profissionais mais buscados pelas empresas, segundo levantamento da Robert Half, consultoria em recrutamento e seleção. No entanto, o mesmo estudo mostra que quase 70% dos recrutadores acreditam que encontrar profissionais suficientemente qualificados será mais desafiador.

“O mercado está se ajustando e voltando aos poucos a um ritmo equilibrado após as mudanças dos últimos dois anos. Ainda assim, tem muito espaço para ajudar profissionais que estejam migrando entre áreas a construir seus projetos e alavancar sua carreira”, comenta Joel Backschat, CIO da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, e fundador da comunidade Orange Juice. Ele aponta que o setor de TI é um dos mais procurados na hora da migração. “Independentemente se a pessoa decide permanecer na área ou não, sempre acaba sendo uma experiência enriquecedora”, diz.

As empresas estão se digitalizando mais rápido e ter experiências no currículo que envolvam a área de tecnologia se torna um diferencial. Programas de formação, por exemplo, contribuem para essas oportunidades. “Eles auxiliam as pessoas não só a conseguir o primeiro emprego na área, mas também mostram o que estudar, quais fatores comportamentais são diferenciais e abrem a porta para o dia a dia da empresa. Participar dessas iniciativas ajuda a entender como as empresas funcionam e encurtam o tempo de entrada nesse mercado tão almejado”, explica o CIO.

Pensando nisso, o executivo do Grupo FCamara aponta 3 dicas para quem quer iniciar a carreira na área de TI. Confira:

  1. Seja flexível

Ambientes de tecnologia são cercados de inovação. É preciso ter a mente aberta para cenários e opiniões diferentes. “Uma vez que passamos por vários momentos em que é necessário criar algo do zero, inovar e pensar fora da caixinha, não podemos ter a visão fechada para pontos de vista distintos. É importante deixar explícito na hora do recrutamento que você é aberto a opiniões contrárias”, explica o CIO.

  1. Invista no seu futuro

Novas tecnologias surgem e morrem todos os dias, mas é preciso estar atualizado e aprender a surfar as ondas, sejam elas quais forem. “O estudo consistente é uma necessidade real no mundo da tecnologia. É muito importante separar um tempo saudável para estar sempre atualizado. Experimente dedicar 1 hora por dia para estudar, ler ou se atualizar sobre mercado”, indica Joel.

  1. Você não trabalha sozinho

Os times estão mais integrados do que nunca e saber trabalhar em equipe é uma peça-chave para a contratação. “Todos que trabalham em TI precisam ter uma comunicação muito ativa. A ideia de que um desenvolvedor tem que trabalhar afastado de tudo e de todos ficou no passado. Os desafios que a TI precisa resolver nos dias atuais são grandes demais para apenas uma pessoa lidar, a carga cognitiva é alta e demanda que seja compartilhada. Assim, se você souber apresentar na entrevista que sabe trabalhar em conjunto com colegas, e claro, colocar isso em prática no dia a dia, com certeza terá resultados satisfatórios”, finaliza Backschat.

Sobre a FCamara 

A FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes, para proporcionar experiências transformadoras. Com um time altamente especializado, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce & Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance & Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro, indústria e outros segmentos. Foi eleita 4 vezes como a Melhor Empresa na categoria de serviços de e-commerce pela ABComm e é líder em soluções digitais, sendo considerada hoje a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina. Após imersão no Vale do Silício, fundou sua própria Corporate Venture, que já lançou diversas startups com foco B2B. Hoje, o grupo conta com mais de 1.300 profissionais, filiais no Brasil, Portugal e Inglaterra e mais de 1.000 empresas atendidas em sua história. Saiba mais: www.fcamara.com